• Rafael Fusco

A Primeira Década A Gente Nunca Esquece

Atualizado: 31 de Mar de 2020

A Nuvein está fazendo 10 anos de idade e isso é muito maluco. Invista alguns minutos lendo este texto e compartilhe essa história real de um pequeno empreendedor paulistano.

Que doideira olhar pra trás e ver que 10 anos se passaram desde do dia que tomei a decisão de mudar tudo e trabalhar com algo que fizesse sentido ~pra mim. Gerei uma ideia, uma iniciativa e numa quarta-feira ~13~ de Janeiro de 2010, nasceu a Nuvein.


2010 foi um ano intenso. Pra mim e pra grande parte da população brasileira. Quando me lembro desse ano, o primeiro nome que vem na minha cabeça é Felipe Melo (que meteu um gol contra nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010) e o segundo é Wesley Benjamin Sneijder, jogador da Holanda que marcou o segundo gol aos 23º do segundo tempo… Gol esse que eliminou o Brasil da Copa. ⚽😭


Foi um resultado horrível pra nossa seleção sair da Copa do Mundo nas quartas de final, mas ainda sim era só futebol.


No ano que a Nuvein nasceu duas notícias mexeram comigo:


  • A primeira foi o terremoto no Haiti. No dia 12 de janeiro, o terremoto no Haiti deixou mais de 250 mil mortos, 300 mil feridos no país mais pobre do continente americano. Nessa tragédia, mais uma perda para o Brasil, que na minha opinião, muito pior que uma Copa do Mundo. Zilda Arns Neumann perdeu a vida neste desastre natural. Ela foi, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira e também era irmã de Dom Paulo Evaristo Arns. 🙏

  • E a segunda, que me lembro com mais detalhes, é a história emocionante do resgate dos 33 mineiros, que ficaram soterrados a 700m de profundidade durante 70 dias. Você lembra disso? 👷💪

Notícias tristes, mas que servem de marco temporal da criação da Nuvein.



Nenhuma Coquista é Pequena


Eu tô muito feliz, orgulhoso e realizado com esses primeiros 10 anos da Nuvein. Acredito que quando decidimos ser um microempreendedor, perdemos a noção do tamanho das nossas conquistas com o passar do tempo. Coisas que, inicialmente, não damos a devida importância. Consideradas pequenas e que hoje percebo suas verdadeiras relevâncias. Quer ver?:


  • O CNPJ da Nuvein é o mesmo desde de sua fundação. 10 anos de CNPJ 🤪, que alegria em poder dizer isso… A Nuvein é forte o bastante para sobreviver ao capitalismo selvagem e ao descaso do governo com o micro e pequeno empresário.


  • A Nuvein teve a oportunidade de atender mais de 350 empresas. Foram micros, pequenos e médios empreendedores e empreendedoras que me permitiram fazer parte de suas histórias. Pra quem conhece a metodologia de trabalho da Nuvein sabe do que tô falando. O resultado não aparece se cliente e Nuvein não se tornam um só em busca dos mesmos resultados. 👨‍❤️‍💋‍👨

Obrigado a todos os clientes-amigos pela troca de uma década. Agradeço a todos por me permitirem entrar em suas vidas e deixar a Nuvein fazer parte do sonho de vocês.

  • Parcerias firmadas com mais de 50 fornecedores diferentes. Gratidão a todos vocês pela paciência. Todos, de uma forma ou de outra, tentaram e tentam entender qual é o negócio da Nuvein e o que realmente fazemos aqui. Obrigado pelas comissões, pelos parcelamentos nos pagamentos, pelos vouchers e descontos, pelos cursos, pela informação e pelo conhecimento. Obrigado. Obrigado. Obrigado. 🤜🤛

Sem essa parceria, não seria possível ofertar aos clientes da Nuvein soluções completas, eficientes e por um investimento que cabe no orçamento do pessoal que, às vezes, só tem um sonho no bolso. ✊✊✊



Antes da Nuvein, eu era um executivo de vendas no ambiente corporativo. Vendia bem, fiz amigos e me diverti, mas nunca me senti completamente confortável e lutei muito pra fingir que ali era meu lugar. E se encaixar em um espaço que não te aceita como você é, é desgastante em vários sentidos.


Enfim… Não me alongarei nesse assunto sobre como eu decidi criar a Nuvein, se quiser saber mais sobre como e porque tive a ideia de criar a minha empresa, leia mais na matéria: Conheça Mais a Nuvein. Temos Algo Em Comum.




HISTÓRIA COM IDENTIDADE


2010 à 2012


A Nuvein foi criada, inicialmente, com base numa parceria com a Google e eu achava f* as ideias dos caras. Queria ser a Google… E dai? Quem nunca? #fail 🤣




2013 à 2014


Olha lá o empreendedor querendo ter sua própria identidade. Mudei as cores, coloquei um slogan "Condensação de ideias". Estava numa fase onde queria transmitir confiança. Fiz um curso de design gráfico e em uma das aulas sobre cores me disseram que azul era a cor da segurança. Ta aí o resultado. #confienanuvein


2015 à 2017


Mais profissional… Ufa. Aqui a Nuvein começou a ter sua própria identidade. 2015 foi um ano muito difícil pra mim, perdi meu pai e meu sogro. Todo ano eu reviso o plano de negócio e revejo a identidade da empresa. Não estava a fim de fazer nada, mas mesmo assim o fiz e o resultado foi esse. Tirei tudo que não importava mais…


2017 à 2019


Voltei querer ser a Google, mas tenho justificativa.... A Google lançou um monte de produto legal, ações publicitárias e criou a Alphabet em 2015. No final de 2016, o Grupo Alphabet (que nasceu da Google) estava falando de viagens espaciais e colonização de outros planetas. Confesso que me impressionei e tive uma recaída. #googlelovers




2019 - Logo e Identidade atual


Quando batizei a Nuvein, acreditava que a computação na nuvem seria a base estratégica de toda e qualquer empresa no mundo. Na real, todas as tecnologias disponibilizadas na Internet viabilizam, tecnicamente e financeiramente, muitas soluções maravilhosas pra todos.


Eu ligava minha identidade a nuvens de chuva e comecei a pensar que a Nuvein pode também pode ser fumaça. Deixei as cores de outras empresas pra lá.



Minha Experiência Nessa Década


Já pensei em desistir e fechar a Nuvein várias vezes. As despesas já foram maiores que minha dignidade e fui colocado a prova inúmeras vezes por pessoas desconhecidas, clientes, fornecedores e gente muita próxima a mim.


Obstáculos financeiros são gatilhos para todas as outras dificuldades e potencializa um dia ruim. Uma semana ruim. Um mês ruim. Um ano ruim. Não caia nessa armadilha… Dinheiro é importante, SIM! Mas te garanto que sempre há uma saída. Tomei a liberdade de postar a foto de um dispositivo que uso muito quando tudo dá errado:




Nesses 10 anos, perdi a conta de quantas vezes eu comecei do zero. Perdi as contas de quantos “NÃOS” eu ouvi. Não sei falar quantas vezes debocharam do meu modelo de negócio e da maneira como conduzo a Nuvein.


Criar algo novo, do ZERO e tomar a decisão de tornar isso O SEU SUSTENTO, é assustador e solitário.


Eeehhhhh… São muitas emoções.


Foram, são e ainda virão muitas emoções, bicho. Mas a Nuvein não passaria do primeiro ano de fundação se não tivesse a minha família do meu lado. Por isso, esse é o momento de agradecer.


Mãe, obrigado por me aceitar do jeito que sou, do seu jeito. Foi fundamental pro meu crescimento e possibilitou o nascimento da Nuvein. E sempre é bom lembrar que a Nuvein funcionou dentro da casa da senhora por longo 3 anos, e sem o apoio seu e do pai, talvez não estaria aqui completando 10 anos de felicidades.


Pai, gratidão eterna. Sinto muito por não ter agradecido ao senhor em vida. Agradeci meia boca, não do jeito que deveria. A gente vai se encontrar, tomar uma breja e conversar sobre isso. Só eu e você.


Rô (meu irmão), desde sempre fica do meu lado, mesmo não concordando comigo. Obrigado por se esforçar em me entender e por estar do meu lado em momentos que precisei de uma força de grana. Carinho entre a gente nunca faltou, gratidão por isso também. Obrigado por me dar dois sobrinhos lindos, Gabriel e Isabella, e uma cunhada que só me defende. Valeu Déa, você é uma pessoa foda.


Téo (meu irmão), valeu demais por você me deixar fazer parte da família linda que você construiu com muita luta. Obrigado por deixar ser tio da Sarinha e do Matheusinho. A gente é mais parecido do que queremos aceitar. Somos dois chorões de carteirinha igual o Manezinho (O pai). Sem mencionar a Sônia, minha cunhada, que aguenta meu irmão há 1 milhão de anos… Nossa… Obrigado Sô por ser a engrenagem da sua casa e fazer tudo funcionar.


E por último, mas não menos importante, minha gratidão vai para minha mulher. Minha esposa. Minha princesa ruiva. Minha delicia. Minha gostosa. Obrigado meu amor… Aguentar os altos e baixos de um idealista romântico, como eu, não é pra qualquer uma. Só uma mulher forte, convicta dos seus ideais, independente, empoderada e apaixonada pode transpor tudo que vc superou e supera ao meu lado. Te amo.





Aqui compartilho minhas percepções nesses 10 anos:


  • Saiba quem você é. Pare tudo que você está fazendo ou diminua o ritmo ao ponto de poder ouvir a sua própria voz todos os dias. Se conheça e se aceite como você é. Se aceite todos os dias.

  • Conviva com pessoas e grupos diferentes de você. Os aceite da mesma forma que você se aceitou. Também é um exercício diário.

  • Esteja disposto a mudar a toda hora.

  • Crie algo novo todo dia não importa a aparente relevância e por mais bobo que seja, crie.

  • Mesmo que minimamente, planeje. Pesquise e tenha dados, referências que te ajudem a tomar decisões mais sólidas e coerentes.

  • Coloque no papel e tire do papel. Faça suas LISTA DE TAREFAS - faça a lista e complete suas tarefas diárias, semanais, mensais e anuais. PLANEJAR É ESSENCIAL MAS TER ATITUDE É FUNDAMENTAL. FAÇA!

  • Seja organizado com suas coisas e principalmente com as coisas dos seus clientes.

  • Trabalhe muito, muito mesmo,